Quando devo procurar ajuda em psicoterapia?

 

Todos nós, em algum momento de nossas vidas, trazemos à tona determinados comportamentos que, sem que saibamos, estão ligados à traumas do passado, emoções e pensamentos distorcidos e que não condizem com a realidade externa, gerando dificuldade nas relações, angústias, tristezas, conflitos e, por consequência, problemas, por vezes, sentidos como indissolúveis.

 

O momento de buscar ajuda é, justamente, diante da observação de que os conflitos se repetem e que não se diluem ou amenizam. Quando nos questionamos o que fazer e não encontramos respostas. Este é o momento de pedir ajuda na tentativa de trazer à luz a compreensão de sua parcela de responsabilidade diante dos acontecimentos repetitivos que geram dificuldades em movimento crescente ou “engessado”.

 

Se não buscar ajuda o que pode acontecer?

Se o indivíduo está passando por dificuldades e, como citado acima, tem a sensação de que está em problemas “indissolúveis” que se repetem e não buscar ajuda, a tendência é um caminhar para a cronificação, gerando cada vez mais dificuldades e agravamento dos sintomas.